quinta-feira, 6 de março de 2008

CONTRA A MÁQUINA

Em matéria no Estado de São Paulo, "A Ansiedade de Exposição", Lúcia Guimarães comenta o lançamento de Lee Siegel, "Against the Machine: Being Human in the Age of the Electronic Mob" ("CONTRA A MÁQUINA: Ser Humano na Era da Plebe Eletrônica").
Particularmente, lendo a matéria, o autor me pareceu um tanto Nostradamus da tecnologia, além de não concordar com muitas das previsões e análises, muitas delas bem convicentes, outras, nem tanto. A pérola foi esse trecho (leia abaixo) que é o máximo do futurismo. Sabe aquele sonho de adolecente que não estudou para a prova? Conhecimento por Osmose, dormir com o livro embaixo do travesseiro? (mais recente idéia de marketeiro oportunista: "aprenda inglês dormindo", essas coisas, rs). Confira:


INTERNET "... não há mais fonte singular de notícias. Eu fiz uma experiência. Passei uma semana sem ler jornal e evitando TV e Rádio. Não consegui ficar desinformado. Era só andar de metrô, usar o computador. Despejaram informação em mim, mas não informação relevante. Num futuro não muito distante A INFORMAÇÃO VAI SER COMO UMA NEBLINA, um miasma, quem sabe, em vez de máscaras de gás, nós vamos ter máscaras de iformação para respirar..."


O que é isso? Olha a BRISA do cara!!!! Me senti em um roteiro de David Lynch.

No blog Vi O Mundo, Luiz Carlos Azenha publica a crítica do livro como foi publicada no New York Times.

Tá, tá, tá bom, pode falar mal da internet, a discussão é muito válida e me dá "raiva" admitir algumas coisas... mas tudo depende da forma como é usado. EU VEJO MAIS VANTAGENS. SALDO POSITIVO.

The New Republic
Harper´s Magazine
The Nation
The Atlantic Monthly
The New Yorker

Nenhum comentário: