sexta-feira, 19 de outubro de 2007

FILME >> TROPA DE ELITE














"Contra fatos não existem argumentos"

José Padilha Diretor de Tropa de Elite no Programa do Jô.








E NO BLOG DO BOPE:

Debate entre Rodrigo Pimentel e Mário Sérgio Duarte, ex-comandantes do BOPE, sobre o filme "Tropa de Elite" promovido pelo blog Reporter de Crime do Globo Online nesta quinta (18/10):

Marília Gabriela entrevista José Padilha e Rodrigo Pimental.


CURIOSIDADES DO ADORO CINEMA:
- Tropa de Elite era originalmente um projeto de documentário, derivado de Ônibus 174 (2002), tendo o BOPE como tema principal.
- BOPE significa Batalhão de Operações Policiais Especiais.
- Para preparar o filme José Padilha trabalhou dois anos em investigações com a colaboração do BOPE, psiquiatras da PM e ex-traficantes.
- Para compor os personagens José Padilha entrevistou e ouviu histórias de 15 policiais, que conheceu depois que fez Ônibus 174 (2002).
- Apesar das contribuições do ex-capitão do BOPE, Rodrigo Pimentel, que escreveu em parceria com o sociólogo Luis Eduardo Soares o livro “Elite da Tropa”, Padilha afirma que o filme não é uma adaptação do livro.
- A escolha do elenco foi feita por Fátima Toledo.
- Em novembro de 2006 traficantes do morro Chapéu Mangueira, onde as filmagens eram feitas, seqüestraram parte da equipe que trabalhava no filme e roubaram as armas cenográficas. 59 delas eram réplicas e 31 verdadeiras, adaptadas para tiros de festim. As filmagens foram paralizadas por cerca de duas semanas.
- Após ter a equipe seqüestrada e as armas cenográficas roubadas durante as filmagens de Tropa de Elite, o diretor José Padilha teve uma cópia pirata do filme circulando antes de sua estréia nos cinemas. A cópia, que não era a edição definitiva do filme, foi vendida em camelôs 2 meses antes do lançamento.
- Escolhido como o filme de abertura do Festival do Rio 2007.


CRÍTICAS:
Cinema em Cena (Pablo Vilaça)
Críticos.Com.Br
(Marcelo Janot) e (Ricardo Cota)
Blog Estadão (Luiz Zanin)

Um comentário:

Diogo disse...

Oi, gostei do seu Blog...
Obrigado por citar o Blog do BOPE!

Abraços,
Diogo Alcantara.